Home GERAL Usina de energia fotovoltaica é instalada no Distrito de Irrigação Bebedouro (DIB), em Petrolina

Usina de energia fotovoltaica é instalada no Distrito de Irrigação Bebedouro (DIB), em Petrolina

0
Usina de energia fotovoltaica é instalada no Distrito de Irrigação Bebedouro (DIB), em Petrolina

[ad_1]

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da 3ª Superintendência Regional, realizou um investimento significativo no Distrito de Irrigação Bebedouro (DIB), localizado em Petrolina.

O montante de R$ 400 mil foi destinado à instalação da primeira usina fotovoltaica em um projeto público de irrigação na região. Essa iniciativa representa um passo crucial em direção ao crescimento sustentável e à promoção da sustentabilidade ambiental.

A usina fotovoltaica está conectada à subestação da Estação de Bombeamento 2 (EB2) e será controlada pelo Distrito de Irrigação de Bebedouro por meio de um aplicativo que permite o monitoramento em tempo real. Composta por 294 painéis solares de 455W, a usina possui uma potência total de 120KW pico, gerando energia limpa e de qualidade.

A implementação desse projeto pioneiro resulta em uma economia anual de R$ 140 mil, contribuindo diretamente para a eficiência operacional do Distrito de Irrigação Bebedouro. A Codevasf estima um retorno do investimento em menos de três anos, proporcionando não apenas benefícios econômicos, mas também ambientais.

Além da usina fotovoltaica, a Estação de Bombeamento do DIB passou por uma modernização abrangente. A Codevasf investiu na substituição de todos os cabos de força, instalou um novo painel de acionamento de motores preparado para futura automação e realizou a reforma da Subestação de 225KVA. Essas melhorias visam otimizar a infraestrutura, proporcionando maior eficiência e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

O Superintendente da Codevasf Petrolina, Edilazio Wanderley, destaca que a instalação da usina de energia solar não apenas economiza recursos para o Distrito, mas também oferece aos agricultores a oportunidade de investir em outras áreas cruciais da produção, promovendo um ciclo virtuoso de benefícios para a comunidade e o meio ambiente. A iniciativa representa um passo importante na promoção da independência energética e na adoção de fontes de energia mais limpas e sustentáveis.



[ad_2]

Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here