[ad_1]
Uma operação do Ministério da Justiça apreendeu 614 celulares mantidos irregularmente em celas de presídios de 25 estados do país. Intitulada “Operação Mute”, a ação ocorreu entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro.
Ao todo, foram revistadas 82 penitenciárias brasileiras pelas equipes da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). Vídeos divulgados pelo Ministério mostram a atividade dos agentes para encontrar os celulares escondidos.
Em Sergipe, um dos estados onde a operação foi executada, vários aparelhos foram localizados em um buraco, na cama de uma das celas. Em outro caso, os servidores usaram até uma britadeira para perfurar o concreto e achar os celulares.
Segundo o Ministério da Justiça, esta foi a terceira fase da “Operação Mute”, que tem o objetivo de combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir os índices de violência em âmbito nacional. A pasta afirma que os celulares são as principais ferramentas usadas pelo crime organizado para articular crimes.
Nas duas primeiras fases, realizadas em outubro e dezembro de 2023, foram apreendidos 2.460 celulares, além de armas e drogas nas celas.
(Fonte: g1)
[ad_2]
Fonte