Duas mulheres ucranianas foram presas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao tentarem sair do país com ovos de Arara-azul-de-lear, capturadas na Bahia. Ela trafegavam pelo Km 409 da BR 116, em Governador Valadares (MG), quando foram encontradas pelos policiais.
A prisão das turistas estrangeiras aconteceu após uma troca de informações entre a equipe de Inteligência da PRF em Paulo Afonso (BA) e Delegacia da PRF em Governador Valadares (MG). O carro em que elas estavam seguia destino para São Paulo (SP).
Durante a abordagem os policiais visualizaram uma espécie de estufa, dentro de uma bolsa, onde estavam seis ovos de aves intactos. Após alguns questionamentos, as turistas acabaram por confessar que se tratavam ovos de aves silvestres, nativas do Brasil, que seriam levados para o Suriname, ilegalmente, onde seriam comercializados. Nesse momento os policiais informaram que as mulheres seriam encaminhadas à Polícia Judiciária Federal, para realização dos procedimentos legais cabíveis para a situação flagrada.
Porém, no decorrer do deslocamento para unidade policial, umas das mulheres conseguiu efetuar a quebra de 5 ovos, permanecendo somente 1 ovo intacto.
Após contato com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), foi constatado que os ovos, de Arara-azul-de-lear, uma espécie em extinção, possivelmente foram retirados de uma área de Proteção Ambiental no estado da Bahia.
As turistas, a estufa e os ovos foram encaminhados para Polícia Judiciária Federal em Governador Valadares (MG), para os procedimentos legais cabíveis.
COMENTARIOS RECENTES