[ad_1]
Em Juazeiro (BA), a Secretaria de Saúde (Sesau) da prefeitura reunirá cerca de 140 técnicos de enfermagem da Atenção Primária à Saúde (APS), nesta quarta-feira (3) e no próximo dia 10 de abril, no auditório da Uniftc, para um treinamento sobre o manejo clínico e a triagem de pacientes suspeitos de terem sido infectados pelo mosquito Aedes aegypti – causado da dengue.
A superintendente de Atenção Básica, Pollyanna Evangelista, explica que essa é a 3ª etapa dos treinamentos, que foi iniciado com os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) inseridos no contexto familiar dos pacientes. “Iniciamos com os agentes de saúde, em seguida com médicos e enfermeiros, e agora com os técnicos de enfermagem. A Secretaria, através do Núcleo de Educação Permanente e Humanização da Sesau (NEPH), tem promovido esses treinamentos para auxiliar o município na prevenção e encaminhamento dos usuários que apresentem qualquer quadro clínico a procurarem o serviço de saúde“, detalhou.
A diretora do NEPH, Anne Azevedo, afirma que o objetivo é melhorar a qualidade da triagem dos pacientes com dengue que chegam às unidades básicas de saúde e fazer o encaminhamento correto, aumentando a atenção para casos graves. “Estamos focando no diagnóstico diferenciado com o manejo clínico e a prova do laço, sintomas de alerta de gravidade, fluxo para atendimento e encaminhamento no município“, explicou.
Atividades preventivas e de combate
A Sesau montou um plano de ação com várias atividades direcionadas aos profissionais, tanto da Atenção Básica como para os profissionais da rede especializada, contemplando, assim, toda a rede municipal de saúde para um atendimento mais qualificado. Além das atividades de executadas pelo Núcleo de Endemias, como as visitas domiciliares – em especial nas áreas com alto índice de infestação e notificações de pacientes com suspeitas ou casos confirmados de dengue -, a Secretaria também vem realizando o atendimento às denúncias no Dengue Zap. A Sesau está realizando mutirões de limpeza e conscientização nas comunidades aos fins de semana, ações nas escolas e bloqueio de transmissão do mosquito.
[ad_2]
Fonte