Petrolina foi selecionada como uma das 10 cidades do Brasil para sediar a oficina “Mapeamento das Práticas Promissoras de Abordagem das Guardas Municipais”, promovida pelo Ministério da Justiça e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O evento, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, tem como objetivo capacitar a Guarda Civil Municipal (GCM) para atuar de forma humanizada, especialmente com a população em situação de rua.
A oficina ocorreu na quarta-feira (14) no auditório do Centro Municipal de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública, localizado no Parque Municipal Josepha Coelho. Participaram profissionais da GCM e representantes do Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e das Secretarias de Segurança Pública, Saúde e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Petrolina.
A programação incluiu debates sobre intersetorialidade, apresentações sobre o cenário da população de rua na cidade e a dinâmica do “Projeto Gente”. A capacitação faz parte de um programa maior, que visa a formar 90 mil agentes de segurança municipal em todo o país, com a próxima etapa prevista para o início de 2025.
COMENTARIOS RECENTES