Carregando agora

Prefeitura de Juazeiro (BA) inicia vacinação contra HPV em escolas da rede municipal de ensino

Prefeitura de Juazeiro (BA) inicia vacinação contra HPV em escolas da rede municipal de ensino

[ad_1]

A Prefeitura de Juazeiro iniciou, nesta segunda-feira (07), uma ação intersetorial das Secretarias de Saúde (Sesau) e Educação (Seduc), que vai promover a vacinação dos estudantes da rede municipal de ensino contra o HPV (Papilomavírus Humano). A primeira escola a receber a ação foi o Colégio de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar. A expectativa do município é atingir a imunização de 90% do público-alvo, que é de 18.850 adolescentes.

A campanha visa prevenir intercorrências decorrentes da infecção por HPV (câncer de colo do útero, vulva, pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais). “Iniciamos a mobilização de vacinação nas escolas contra o HPV e nós temos duas estratégias de prevenção: através da imunização de rotina para meninos e meninas de 9 a 14 anos, que podem se vacinar durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde ou nos dias de vacinação na escola, e a estratégia de resgate de não vacinados para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Bruna Mattos.

Na educação, a campanha vai acontecer nas escolas da rede municipal e estadual de ensino, nas escolas da rede privada e no Instituto Federal da Bahia (IFBA). “Nós estamos promovendo uma busca ativa dos estudantes. Essa é uma iniciativa muito eficaz para alcançar o nosso público-alvo, que ainda não compareceu às unidades de saúde para realizar a vacinação”, pontuou a diretora de Intersetorialidade da Seduc, Altamira Moreira.

Para Tamires Soares de Souza, aluna do 7° ano na Escola Caic, além de facilitar o acesso à vacina, a ação trouxe mais segurança para ela e seus colegas. “Eu achei muito importante essa iniciativa da Prefeitura porque a gente nem precisou sair de casa para ir ao posto de saúde. Com a vacina, eu fico mais tranquila, pois eu e os meus colegas estaremos protegidos”, disse a estudante.

Para se vacinar, os adolescentes devem apresentar o Cartão de Vacina, Cartão SUS ou CPF e o Termo de Autorização devidamente assinado pelos pais ou responsável legal. Na ocasião, os estudantes de 9 a 14 anos também poderão se vacinar.

A abertura da campanha na escola foi marcada pela presença do prefeito Andrei Gonçalves, da secretária de Educação, Maéve Melo, do secretário de Saúde, Helder Coutinho, e de vereadores municipais.

[ad_2]

YOU MAY HAVE MISSED