Carregando agora

Taboão da Serra (SP) nega ciberataque nos sistemas da Secretaria da Fazenda

Taboão da Serra (SP) nega ciberataque nos sistemas da Secretaria da Fazenda

[ad_1]

A Prefeitura de Taboão da Serra, em São Paulo, informou em nota publicada no site oficial, que os atrasos no crédito das contas dos servidores públicos do município foram causados por uma falha técnica no processamento de arquivos bancários da Secretaria da Fazenda local. Com isso, o governo municipal negou qualquer possibilidade de um ataque cibernético aos ambientes digitais.

 

De acordo com o comunicado, informações que teriam circulado nas redes de internet davam conta de que o departamento financeiro de Taboão da Serra teria sofrido um ataque cibernético, causando o comprometimento dos pagamentos aos funcionários da instituição por invasores desconhecidos.

 

A nota desmente esse rumor, afirmando que a paralisação momentânea se deveu a uma falha técnica interna. Além disso, ela informa que, tão logo o problema foi identificado, as equipes de TI das Secretarias da Fazenda e da Gestão de Pessoas corrigiram o problema, viabilizando o reenvio imediato dos arquivos bancários. A previsão é de que os valores sejam disponibilizados corretamente nas próximas horas.

 

“Reforçamos que não houve qualquer tipo de invasão, ataque externo ou comprometimento dos sistemas internos da Prefeitura, sendo inverídica a nota que circula em alguns meios de comunicação e redes sociais atribuída à Secretaria da Fazenda”, alerta a mensagem.

 

A administração municipal também reiterou seu compromisso com a verdade, com a transparência nas informações e com o respeito absoluto aos servidores públicos. “Lamentamos os transtornos momentâneos e informamos que atualizações oficiais serão divulgadas exclusivamente pelos canais institucionais da Prefeitura de Taboão da Serra”, concluiu.

 

Taboão da Serra já possui um histórico de dois incidentes cibernéticos contra a administração pública local nos últimos anos, e por conta disso, a possibilidade de um incidente cibernético era bastante real. O primeiro caso se deu ainda em 2021, criptografando tanto o servidor principal quanto o de backup. Os agentes hostis, possivelmente operadores de ransomware, exigiram um resgate em bitcoin para destravarem os documentos bloqueados.

 

Dois anos depois, a prefeitura voltou a confirmar, agora em nota para a Security Report, que sofreu um ciberataque, paralisando o portal oficial da instituição. Uma fonte que reportou o ocorrido afirmou que o portal se encontra indisponível desde o final de semana. No pronunciamento, a Prefeitura não entrou em detalhes do período em questão.

 

A Security Report divulga, na íntegra, nota veiculada pela Prefeitura de Taboão da Serra:

 

A Prefeitura de Taboão da Serra vem a público esclarecer que é falsa a informação de que os sistemas da Secretaria Municipal da Fazenda teriam sido invadidos ou que o pagamento dos servidores municipais tenha sido comprometido por ataque cibernético.

 

Na verdade, o que ocorreu foi uma falha técnica no processamento do arquivo bancário, o que gerou um atraso pontual no crédito nas contas dos servidores.

 

Tão logo o problema foi identificado, as equipes técnicas da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Gestão de Pessoas corrigiram o equívoco operacional, viabilizando o reenvio imediato do arquivo ao banco.  A previsão é de que nas próximas horas os valores estejam disponíveis.

 

Reforçamos que não houve qualquer tipo de invasão, ataque externo ou comprometimento dos sistemas internos da Prefeitura, sendo inverídica a nota que circula em alguns meios de comunicação e redes sociais atribuída à Secretaria da Fazenda.

 

A administração municipal reitera seu compromisso com a verdade, com a transparência nas informações e com o respeito absoluto aos servidores públicos. Lamentamos os transtornos momentâneos e informamos que atualizações oficiais serão divulgadas exclusivamente pelos canais institucionais da Prefeitura de Taboão da Serra.

 

[ad_2]

Fonte

YOU MAY HAVE MISSED