Carregando agora

Hacker residente em Pernambuco é alvo principal de operação contra invasão de sistemas sensíveis

Hacker residente em Pernambuco é alvo principal de operação contra invasão de sistemas sensíveis

[ad_1]

Um hacker de 26 anos, residente em Pernambuco, é alvo principal da “Operação Medici Umbra 3 – A Fonte”, deflagrada desta terça-feira (16).

A ação, realizada entre as Polícias Civis do estado, do Rio Grande do Sul e de São Paulo, busca desarticular a cúpula de um grupo criminoso especializado em invasão de sistemas informáticos em todo o Brasil, estelionato eletrônico e falsificação de documentos.

Segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, a fraude acontecia a partir de uma estrutura criminosa altamente técnica e compartimentada, que ia desde a invasão de sistemas governamentais sensíveis até a fraude direta contra as vítimas.

Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão em Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo.

O homem de pernambuco envolvido, “fonte”, é considerado o pilar técnico do grupo por suspeita de invadir sistemas governamentais para obter e revender os dados.

“Ele afirmou em conversas que extraiu o sistema de busca de ativos e que teve acesso a 239 milhões de dados de chaves Pix. Ele também relatou ter obtido dados sensíveis relacionados à segurança pública e inteligência e sistemas de trânsito em diversos estados”, afirmou a corporação.

Ainda de acordo com a polícia, o alvo vendia o acesso às informações para intermediários, que eram donos de painéis de consultas ilícitas dos dados obtidos mediante invasões.

Dois desses intermediários, ambos com 26 anos, foram presos na operação desta terça-feira (16). Um deles, do Rio Grande do Norte, criou uma plataforma em grupos de conversas para atrair outros criminosos e vender acesso a informações sensíveis.

Já o outro preso é residente em São Paulo e atuava como membro central da célula de execução da fraude contra médicos do Rio Grande do Sul. Ele utilizava os dados obtidos por intermédio do alvo de Pernambuco para aplicar fraudes e crimes diversos contra vítimas selecionadas. (Foto: Polícia Civil do Rio Grande do Sul/Divulgação).

[ad_2]

YOU MAY HAVE MISSED