Carregando agora

Autoridades britânicas prendem suspeito de ataque a aeroportos

Autoridades britânicas prendem suspeito de ataque a aeroportos

[ad_1]

A National Crime Agency, organização britânica de combate ao Crime Organizado, anunciou essa semana que efetuou a prisão de um indivíduo suspeito de participar do incidente cibernético que impactou diversos aeroportos espalhados pelo continente europeu nos últimos dias. De acordo com a organização, a pessoa já foi liberada sob fiança.

 

De acordo com as autoridades, o indivíduo teria por volta de 40 anos e foi localizado em West Sussex, na capital britânica. Ele foi autuado sob o Computer Misuse Act, que fiscaliza e pune eventuais condutas criminosas no ambiente digital do Reino Unido.

 

A polícia não informou na nota pública a respeito se haveria outras pessoas na mira da investigação. até o momento, não foram identificados vazamentos de dados expostos na Dark Web. A agência Reuters tentou contatar representantes da NCA em busca de saber se haveria algum grupo cibercriminoso sendo monitorado, mas não obteve respostas.

 

Apesar disso, a Reuters confirma que a disrupção digital teria ocorrido devido a um ataque de ransomware contra a Collins Aerospace, responsável por gerenciar os sistemas de check-in dos aeroportos de Londres-Heathrow, Berlim e Bruxelas. A falha foi confirmada pela agência europeia de Cibersegurança (ENISA).

 

“Embora essa prisão seja um passo positivo, a investigação sobre o incidente está em seus estágios iniciais e continua em andamento. O crime cibernético é uma ameaça global persistente que continua a causar perturbações significativas no Reino Unido. Juntamente com nossos parceiros aqui e no exterior, a NCA está empenhada em reduzir essa ameaça para proteger os britânicos”, disse Paul Foster, Chefe da Unidade de Crimes Cibernéticos da NCA.

 

Enquanto isso, os esforços de recuperação seguem em curso. A Collins informou que seguem em processo de seu software MUSE, atingido no ciberataque, para restaurar a funcionalidade completa dos sistemas de check-in. A polícia britânica e reguladores regionais seguem investigando outros detalhes do ataque cibernético.

 

O ataque às infraestruturas críticas é tema em destaque no Congresso Security Leaders. O tema foi amplamente debatido nas edições regionais ao longo de 2025 e será assunto estratégico de um dos painéis de debates. As inscrições para o Security Leaders Nacional estão abertas e o Congresso será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, no WTC, em São Paulo.

 

A Security Report divulga, na íntegra, nota divulgada pela NCA:

 

“Um homem foi preso no Reino Unido pela Agência Nacional contra o Crime (NCA) como parte de uma investigação sobre um incidente cibernético que afetou a Collins Aerospace.

 

O incidente, que foi relatado em 19 de setembro, afetou voos em Heathrow e outros aeroportos europeus durante o fim de semana.

 

Agentes da NCA, apoiados pela South East ROCU, prenderam ontem à noite um homem na casa dos quarenta anos em West Sussex, sob suspeita de violação da Lei de Uso Indevido de Computadores. Ele foi libertado sob fiança condicional.

 

O vice-diretor Paul Foster, chefe da Unidade Nacional de Crimes Cibernéticos da NCA, disse:

 

‘Embora essa prisão seja um passo positivo, a investigação sobre o incidente está em seus estágios iniciais e continua em andamento.’

 

“’O crime cibernético é uma ameaça global persistente que continua a causar perturbações significativas no Reino Unido. Juntamente com nossos parceiros aqui e no exterior, a NCA está empenhada em reduzir essa ameaça para proteger o público britânico.’”

 

[ad_2]

Fonte

YOU MAY HAVE MISSED