Univasf e Prefeitura de Jaguarari assinam convênio para realização de projeto sustentável
[ad_1]
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Prefeitura Municipal de Jaguarari (Norte da Bahia) firmaram convênio que irá possibilitar a execução do projeto de extensão ‘Jaguarari Sustentável’. A iniciativa tem como objetivo o fortalecimento da política de saneamento do município com foco na gestão dos resíduos sólidos urbanos. A vice-reitora Lucia Marisy de Oliveira e o prefeito Antônio Nascimento (PT) assinaram o Termo do Convênio na manhã da última quinta-feira (9), na Prefeitura de Jaguarari.
Estiveram presentes à solenidade a coordenadora do projeto, professora Sylvia Paes, e o coordenador adjunto, professor Rafael Viana, ambos do Colegiado de Engenharia Civil; o vice-prefeito da cidade, José Alberto Veloso; os secretários de Meio Ambiente, Antônio Carlos Xavier, e de Administração e Planejamento, Erasmo Morgado; o presidente da Câmara de Vereadores, Neném do Catuni (PT); além de outros secretários e gestores do governo municipal. O projeto será realizado com recursos do Fundo Socioambiental Municipal do Meio Ambiente de Jaguarari (Fusamma), vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Entre as ações previstas para o projeto Jaguarari Sustentável, que será realizado por meio do Núcleo de Inovação em Estudos de Saneamento Ambiental e Desenvolvimento Territorial (NIESADT) com apoio da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec), destacam-se a realização de diagnóstico técnico e socioambiental, análise de alternativas e definição da solução técnica, legal, ambiental e economicamente mais viável para a destinação final dos resíduos sólidos urbanos do município, a capacitação da associação local de catadores e ações de educação ambiental, além do apoio para a captação de recursos destinados ao tratamento de resíduos sólidos na cidade.
Durante a solenidade, os professores da Univasf apresentaram nove mapas do município, que compõem a base cartográfica para a execução do projeto. “Nosso compromisso é apoiar o município e trazer a melhor solução do ponto de vista da análise técnica”, disse a professora Sylvia Paes. As ações serão realizadas num período de seis meses. A equipe será composta por cinco pesquisadores, dos quais dois estudantes de Engenharia Civil da Univasf e uma engenheira civil, além dos dois coordenadores. O estudante Gabriel Medrado, um dos bolsistas do projeto, esteve presente à assinatura do convênio.
O secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Xavier, ressaltou que a parceria com a Univasf é essencial à realização do trabalho que a cidade deseja implementar para preservação do meio ambiente e melhoria da vida da população. “Nosso sonho é que Jaguarari seja referência em saúde ambiental e no tratamento de resíduos sólidos”, observou.
Trabalho em conjunto
O prefeito Antônio Nascimento disse que o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente devem caminhar juntos e destacou a importância da iniciativa para a população de Jaguarari. “Esse é um programa de suma importância. Queremos o apoio de vocês da Univasf para caminhar de mãos dadas pelas pessoas que aqui se encontram e que precisam muito do apoio do poder público”, afirmou.
A vice-reitora Lucia Marisy ressaltou a importância da parceria para a população do Território Piemonte Norte do Itapicuru, onde a Universidade possui o Campus Senhor do Bonfim. “Com essa importante parceria, a Univasf está cumprindo seu papel social de disponibilizar as competências e expertises dos docentes, técnicos e estudantes em benefício da sociedade. Nós temos orgulho de estar nesse território e temos o compromisso de contribuir com o desenvolvimento dos municípios dessa região”, disse.
[ad_2]
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.