Coletivo realizará oficina de percussão gratuita em Juazeiro
[ad_1]
Nesta semana – de quinta (16) a sábado (18) – o Coletivo Cultural Boi Carranca realizará em Juazeiro (BA) a oficina de percussão “Tambores de Rei”, ministrada pelo mestre Felipe França (Francinha), músico, pesquisador de cultura popular, produtor cultural, arte-educador, fotógrafo e diretor musical. A oficina propõe uma imersão nos ritmos regionais e afro-indígenas, oferecendo aos participantes aprendizado técnico e contato direto com saberes tradicionais, histórias e práticas culturais. A experiência busca ainda estimular a criatividade, fortalecer a identidade cultural e promover o sentimento de pertencimento e empoderamento.
As atividades acontecem na quinta e sexa (17), das 19h às 22h, com oficinas práticas de percussão. Já no sábado, das 20h às 22h, será realizado um cortejo especial, integrando a programação do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA). Todas as ações serão realizadas na Orla II de Juazeiro e têm participação gratuita.
Encerrando a programação, no domingo (19) o Boi Carranca promove um show no Espaço Emanar, em Petrolina (PE), com os grupos Coco Barra de Saia e Coco de Seu Vira, celebrando a força da cultura popular nordestina. Os ingressos custam R$ 15 e podem ser adquiridos pelo WhatsApp (87) 9 646-6549 ou diretamente na portaria do evento.
Mestre Francinha
Filho do poeta França de Olinda, Francinha é candomblecista e uma das principais referências da cultura popular de Olinda (PE). Representa a sociedade civil no Conselho de Cultura da cidade e é idealizador do Batá Kossô, ponto de cultura criado no bairro Varadouro, que oferece oficinas gratuitas de música, dança e percussão.
O espaço promove vivências sobre ancestralidade, pertencimento e empoderamento, especialmente entre jovens, e já levou suas atividades para Moçambique, África do Sul e Alemanha. Francinha também foi idealizador e produtor do Festival Celebração ‘Se Tem Coco, Tem Cocada’, e se destaca por unir heranças familiares, saberes afro-brasileiros e inovação cultural, tornando-se referência na preservação e reinvenção das tradições populares.
[ad_2]



Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.