1º Festival ‘Samba da Perifa’ celebrará cultura negra e periférica em Petrolina
[ad_1]
Nos proximos dias 14 e 15 de novembro, a Associação das Mulheres Rendeiras, no bairro José e Maria (Zona Norte de Petrolina), será palco da primeira edição do Festival Samba da Perifa, evento que celebra a força da cultura negra, popular e periférica da cidade. Produzido pelo ‘Sou Periferia’ – projeto sociocultural voltado para o fortalecimento da juventude negra e periférica -, o festival é um dos projetos aprovados pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB)/Lei nº 14.399/2022, em parceria com o Governo de Pernambuco, na categoria Festivais, Mostras e Celebrações.
A edição integra o Mês das Consciências Negras e a agenda do Novembro Negro Unificado do Vale do São Francisco, construída em parceria com os movimentos negros de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). A proposta é reunir sambistas locais, ritmos e manifestações afro-brasileiras diversas, como cortejos de capoeira e expressões da religiosidade de matriz africana, em uma grande celebração da memória, resistência e potência do povo negro.
Mais do que um evento musical, o Samba da Perifa busca valorizar o samba como expressão de identidade, memória e luta das periferias, destacando vozes e talentos que constroem a cena cultural de Petrolina. A expectativa é de que o festival reúna artistas da região, majoritariamente negros/as, com trajetórias forjadas nas periferias, rodas de samba e terreiros, onde a música sempre foi abrigo e resistência.
A programação completa será divulgada em breve no Instagram Oficial do Festival (@sambadaperifa) e nas redes sociais do Sou Periferia (@souperiferiape) e da Associação das Mulheres Rendeiras (@mulheresrendeiraspnz). A entrada será a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado a famílias vulnerabilizadas, reforçando o caráter solidário do festival, que une arte, comunidade e compromisso social. O Samba da Perifa é uma realização do Projeto Social e Cultural Sou Periferia, com apoio do Ministério da Cultura/Governo Federal, Governo de Pernambuco e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
[ad_2]



Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.