Carregando agora

Antonio Coelho defende projetos de isenção de IPVA e alerta para sinais de sufocamento da economia pernambucana

Antonio Coelho defende projetos de isenção de IPVA e alerta para sinais de sufocamento da economia pernambucana

[ad_1]

O deputado Antonio Coelho (UB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta quarta (22) para apontar impactos do aumento da carga tributária no Estado.
Segundo ele, a economia pernambucana dá sinais de desaceleração, mesmo após a elevação da alíquota modal do ICMS de 18% para 20,5%, aprovada em 2023. “Aumentar tributos não significa, necessariamente, aumentar a arrecadação. O resultado está aí: economia começando a desacelerar, arrecadação caindo e Pernambuco com o pior desempenho econômico do país”, afirmou.
O parlamentar citou queda real da Receita Corrente Líquida no 2º quadrimestre de 2025 e recuo na arrecadação do ICMS. Mencionou, ainda, dados do Banco Central que apontariam Pernambuco como o único estado com retração econômica entre janeiro e julho de 2025. No mercado de trabalho, destacou a taxa de desemprego de 10,4%, a única em dois dígitos no país no período. Para Coelho, os números indicam que a política de tributos mais altos estaria “asfixiando” a atividade produtiva.

Como alternativa, defendeu que a Alepe avance no debate sobre a política tributária e analise projetos que reduzem o peso do IPVA. Entre eles, o PLO 313/2023 (Abimael Santos), que isenta motos até 170 cilindradas; o PLO 640/2023 (Romero Albuquerque), que prevê isenção para motoristas de aplicativo; e o PLO 3261/2025 (de sua autoria), que isenta veículos com mais de 15 anos de fabricação ou com motor híbrido.
Ao final, Coelho anunciou audiência pública da Comissão de Finanças para discutir as propostas e avaliar o cenário econômico do Estado, marcada para 5 de novembro, às 10h, no auditório Sérgio Guerra.

[ad_2]

YOU MAY HAVE MISSED