Carregando agora

No interior de Petrolina, público feminino aprende sobre dignidade menstrual e direitos das mulheres

No interior de Petrolina, público feminino aprende sobre dignidade menstrual e direitos das mulheres

[ad_1]

Com apenas 10 anos de idade, a estudante Bruna Carla da Silva teve a oportunidade de aprender informações importantes sobre saúde feminina e educação menstrual durante a ação de ‘Dignidadade Menstrual’, promovida pelo Transforma Petrolina, na tarde dessa quinta-feira (30), no Projeto Maria Tereza, na zona rural de Petrolina.

A estudante aprendeu que, embora a menstruação esteja associada a estigma, tabu e preconceito, existem políticas públicas do Governo Federal e do município de Petrolina que têm o objetivo de combater a pobreza menstrual e a extensa lista de violações de direitos que impedem que o ciclo menstrual seja vivenciado de forma digna e segura, principalmente de quem mora em locais periféricos e na zona rural.

Além de Bruna, dezenas de outras meninas e mulheres participaram da palestra ministrada pela fisioterapeuta pélvica Carol Gomes. Elas também aprenderam sobre a importância do acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual; proteção contra doenças; prevenção à gravidez na adolescência e temas relacionados ao câncer de mama. Ao final, as participantes receberam absorventes que foram doados por uma Empresa do Bem, que atua junto ao Transforma Petrolina e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).

De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, as ações de dignidade menstrual agem no enfrentamento à desinformação e conscientização sobre a saúde menstrual. “Temos percorrido o interior de Petrolina para levar às nossas meninas e mulheres assuntos importantes relacionados à saúde feminina, direitos, igualdade de gênero. Temos realizado ações contínuas para que a menstruação não seja um motivo de privação de direitos e também de estigmas”, afirma.

(Foto:Deivid Menezes)

[ad_2]

YOU MAY HAVE MISSED