Com suspeita de intoxicação por metanol em Petrolina (PE), Sesau Juazeiro reforça ações preventivas e de fiscalização
[ad_1]
A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau), por meio das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, realizou uma reunião conjunta com o Procon e a Guarda Municipal, com o objetivo de promover respostas rápidas à população frente a possíveis casos suspeitos de intoxicação por metanol, além de ampliar as estratégias preventivas de rotina, como fiscalização e orientação à população.
A medida foi motivada por um caso suspeito registrado recentemente em Petrolina (PE). Até o momento, não há registro de casos suspeitos em Juazeiro.
A Vigilância Sanitária do município, vinculada à Sesau, vem intensificando as ações preventivas para evitar a ocorrência de casos de intoxicação associados ao consumo de bebidas adulteradas. Durante as inspeções de rotina e em atendimento a denúncias, estão sendo realizadas fiscalizações específicas no setor de bebidas alcoólicas, com foco na investigação da procedência dos produtos, nas condições higiênico-sanitárias dos locais de comercialização e na identificação de possíveis fraudes ou adulterações.
As ações seguem rigorosamente as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), assegurando a proteção da saúde coletiva.
Como identificar possíveis bebidas adulteradas:
A Vigilância Sanitária orienta os consumidores e comerciantes a ficarem atentos a sinais que podem indicar adulteração:
Preço: desconfie de valores muito abaixo do mercado;
Rótulo: verifique se a impressão está nítida, sem erros de ortografia e com todas as informações obrigatórias (fabricante, CNPJ, endereço e registro no MAPA);
Lacre: observe se está intacto; lacres violados, tortos ou que giram facilmente são sinais de alerta;
Selo: confira a presença do selo fiscal/papel-moeda (em destilados) ou o registro do Ministério da Agricultura (MAPA);
Aspecto do líquido: não consuma bebidas com partículas estranhas, impurezas ou alterações na cor, cheiro ou sabor.
Para orientações e denúncias, a Vigilância Sanitária de Juazeiro está disponível pelo telefone (74) 98144-0198.
O que fazer em caso de suspeita de intoxicação por metanol:
Não consuma o produto e não realize testes caseiros;
Procure atendimento médico imediato em caso de sintomas como visão turva, dor de cabeça intensa, náuseas, tontura ou rebaixamento do nível de consciência.
Os casos suspeitos devem ser encaminhados ao Hospital Regional de Juazeiro, referência para atendimento dessas ocorrências.
(Foto:reprodução TV Globo)
[ad_2]



Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.