Governo federal lança edital com vagas para formação de agentes de saúde com oportunidade para Pernambuco
[ad_1]
O Governo do Brasil lançou um novo edital para formação de agentes populares de saúde. Em Pernambuco, estarão disponíveis 600 vagas com bolsas. A iniciativa busca selecionar movimentos sociais populares locais e nacionais para participação no Programa de Formação de Agentes Educadoras e Educadores Populares de Saúde (AgPopSUS).
A chama pública estará aberta até o próximo dia 18 de janeiro. Os movimentos podem se inscrever preenchendo o endereço eletrônico https://ee.agenciasus.org.br/x/FNwvmfd4.
Os inscritos selecionados posteriormente deverão indicar os educadores e educandos que irão fazer parte das turmas. O resultado preliminar está previsto para 5 de fevereiro, e o resultado final será publicado em 12 de fevereiro de 2026.
Formação
Serão 450 turmas com até 20 estudantes em 17 estados, com início entre março e abril. O edital prevê o pagamento de um incentivo financeiro no valor de R$ 2,5 mil para educadores e de R$ 560 para estudantes. A ação é executada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS).
Segundo o edital, estão previstas 30 turmas em Pernambuco, sendo 21 destinadas a Movimentos Sociais Populares de abrangência nacional e 9 destinadas a Movimentos Sociais Populares de abrangência local.
Ao todo, a seleção pode beneficiar até 9 mil estudantes em todo o Brasil. Além de Pernambuco, os estados que receberão as turmas são: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Distrito Federal.
Luciana Maciel, diretora de Atenção Integral à Saúde da AgSUS, reforçou que a formação vai além da sala de aula.
“Com essa formação, qualificamos pessoas para atuar junto às suas comunidades, promovendo saúde, direitos e a defesa do SUS. É uma oportunidade de construir uma rede nacional de agentes comprometidos com o cuidado, a educação popular e a equidade no Sistema Único de Saúde”, afirmou.
Dúvidas
O Governo divulgou, ainda, que haverá uma sessão pública virtual para esclarecimento de dúvidas no dia 9 de janeiro, pelo Canal do YouTube da AgSUS. (Foto: Divulgação).
[ad_2]



Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.