Carregando agora

Cemafauna é premiado em Simpósio Nacional de Meliponicultura

Cemafauna é premiado em Simpósio Nacional de Meliponicultura

[ad_1]

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi destaque na categoria Publicação Científica do Simpósio de Meliponicultura dos Biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, realizado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) na última semana em Vitória da Conquista (BA). O evento reuniu criadores, pesquisadores, estudantes e técnicos de diversas regiões do Brasil para discutir avanços, desafios e perspectivas da criação de abelhas sem ferrão.

O trabalho científico intitulado ‘Efeitos das perturbações antrópicas sobre a dinâmica de abelhas sem ferrão (Apidae: Meliponini) nas Unidades de Conservação da Ararinha Azul’, de autoria de Mariana Barroso Cruz, Ludwig Lima Nunes, Camile Lugarini, Patrícia Avello Nicola, Luiz Cezar Machado Pereira e Aline Cândida Ribeiro Andrade, obteve o 2º lugar na categoria ‘Trabalho Científico’. A pesquisa avaliou como pressões antrópicas afetam populações de meliponíneos em áreas de conservação, revelando impactos na diversidade e na rede de interações dessas espécies fundamentais para a manutenção de serviços ecossistêmicos.

Para a pesquisadora Aline Andrade e a orientadora da bolsista Mariana Barroso, o reconhecimento no Simpósio representou mais que uma conquista acadêmica: “Esse prêmio mostra a relevância de olharmos para as abelhas sem ferrão como sentinelas da saúde dos nossos ecossistemas. Ao estudá-las em Unidades de Conservação da Caatinga, conseguimos compreender melhor os efeitos da ação humana e fortalecer estratégias de preservação que beneficiam toda a biodiversidade.”

A coordenadora do Cemafauna, professora Patrícia Nicola, ressaltou a importância do feito para a instituição. “A premiação reafirma o compromisso do Cemafauna com a ciência e a conservação da fauna da Caatinga. Nossos pesquisadores e estudantes bolsistas têm se dedicado a unir conhecimento técnico e responsabilidade socioambiental, contribuindo para a valorização das abelhas nativas e para o desenvolvimento sustentável do semiárido“, avaliou.

Programação

Durante o Simpósio, que contou com uma programação diversificada de painéis, minicursos, apresentações de resumos e palestras, além de exposição de estandes, o Cemafauna reforçou sua contribuição para o fortalecimento da Meliponicultura e para a Conservação da Biodiversidade da Caatinga.

[ad_2]

YOU MAY HAVE MISSED