Carregando agora

Ataques de ransomware têm alta de 25% no primeiro semestre de 2025, mostra estudo

Ataques de ransomware têm alta de 25% no primeiro semestre de 2025, mostra estudo

[ad_1]

O boletim da ISH Tecnologia revelou que os ataques de ransomware aumentaram 25% no primeiro semestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa também aponta para uma alta de 73% no comparativo com o primeiro semestre de 2023. Os dados são coletados por meio da análise dos sites de DLS dos ransomwares, que são os sites onde os vazamentos são anunciados.

 

“Observamos uma tendência clara de crescimento nas atividades de ransomware ano após ano, sendo que o primeiro trimestre de 2025 registrou aumentos mais intensos e instáveis”, afirma Ismael Rocha, Especialista em Inteligência de Ameaças, da ISH.

 

O estudo também revela quais foram os setores mais atingidos no semestre, bem como os grupos de ransomware com mais ataques confirmados. Os dados por segmento mostram uma concentração de ações, principalmente, nos setores de Tecnologia (13,8%), Manufatura (13,6%) e Serviços Empresariais (7,5%). Outros segmentos também foram fortemente impactados, como Saúde (também com 7,5%) e Serviços Financeiros (5,5%), evidenciando a diversidade de alvos e a amplitude dos vetores explorados neste ano.

 

Grupos mais proeminentes

Em relação aos grupos, o já conhecido ransomware Clop lidera as ações, com 11,1% do total de ataques, seguido por Akira (9,8%) e Qilin (9,7%). Grupos emergentes como Ransomhub, Play e Safepay também apresentaram alta atividade.

[ad_2]

Fonte

YOU MAY HAVE MISSED