Vaga aberta no TCM-BA será ocupada por procurador de contas
[ad_1]
Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovaram na sessão de quinta-feira (31/07) o parecer do conselheiro corregedor, Plínio Carneiro Filho, sobre os critérios para a indicação e nomeação do novo integrante da Corte, que ocupará a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Mário Negromonte, no último dia 10 de julho. O novo conselheiro, de acordo com o parecer, será um dos integrantes do Ministério Público de Contas junto ao TCM-BA, a ser indicado pelo governador do estado, Jerônimo Rodrigues.
A escolha será feita a partir de uma lista tríplice elaborada com base no critério de antiguidade. A definição atende o artigo 94, inciso I da Constituição da Bahia e jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal – em obediência à proporcionalidade constitucional exigida na composição das cortes de contas.
O procurador Danilo Diamantino, chefe do Ministério Público de Contas junto ao TCM-BA, celebrou a decisão e disse que a data “é um dia histórico para o MPC e para o tribunal, que passará a ter, 37 anos após a promulgação da Constituição, a composição prevista pelos legisladores constituintes, com membros oriundos do corpo técnico e do MPC no colegiado”. O próximo passo, no processo de indicação do conselheiro Mário Negromonte, caberá ao próprio Danilo Diamantino que, como chefe do MPC, terá a responsabilidade de confeccionar a lista tríplice dos candidatos a ser aprovada pelo plenário do TCM-BA e encaminhada ao governador.
[ad_2]
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.