Paratleta juazeirense faz história e nada 40 km homenageando Velho Chico
[ad_1]
O paratleta Ivo Santos completou sábado (4) um feito inédito: nadou 40 km entre Sobradinho e Juazeiro, no Norte da Bahia, em comemoração aos 524 anos do Rio São Francisco. Ivo se tornou o primeiro paratleta a realizar esse feito, desafiando correntezas, marolas e o próprio limite físico e mental. A travessia durou 9 horas, 38 minutos e 50 segundos e foi acompanhada por uma equipe de apoio, que garantiu a segurança em todo o trajeto. Antes de iniciar a prova, Ivo subiu de barco até Sobradinho e, de lá, iniciou a descida a nado até Juazeiro.
“Eu sonhei em fazer esse percurso. Comecei tem uns sete meses, mais ou menos. Pensei que não ia conseguir no começo, porque a água é muito parada, forcei muito, mas deu certo. Queria agradecer ao pessoal que me deu o apoio, a força, a moral, tudo mesmo de coração. O objetivo desse sonho também é abrir portas para outros paratletas e estimular o esporte”, contou o atleta. A travessia teve apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), da Marinha, da Capitania Fluvial de Juazeiro (CFJ), do Corpo de Bombeiros, da Z2 Assessoria Esportiva e do Centro de Treinamento Lourival Quirino.
O professor Rilton Ribeiro, treinador da Z2 e do CT Lourival Quirino, acompanhou cada etapa da preparação. “Foi muito emocionante. Foram meses de preparação, tanto na parte tática quanto na prática. Trabalhamos treinos intervalados, resistência, testamos suplementação, tudo para que o Ivo conseguisse completar o percurso com sucesso. Era um sonho pra ele, e a gente agregou a esse sonho. Só temos a agradecer pela oportunidade de fazer parte disso. Agora é continuar, porque ele tem potencial para se tornar um ultramaratonista em breve”, afirmou.
A coordenadora de Esportes da Seculte, Alice Rocha, destacou o simbolismo da conquista. “O que o Ivo fez é muito mais do que um feito esportivo, é um exemplo de coragem e representatividade. Ele mostra que o esporte é para todos, e que as limitações não definem até onde podemos ir. Num dia tão especial para o nosso rio, ver um juazeirense como ele cruzando essas águas é motivo de orgulho e inspiração para toda a cidade”, disse. Poucos atletas já concluíram a travessia Sobradinho-Juazeiro. Entre eles estão Lourival Quirino, referência da natação regional, Alessandra Melo e Jarlei Barros, que nadou ao lado de Ivo nesta edição.
[ad_2]



Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.