Anatel orienta sobre como denunciar golpe do WhatsApp falso
[ad_1]
Como parte das ações da campanha #OutubroCiberSeguro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) chama a atenção para um golpe comumente praticado por cibercriminosos no WhatsApp, o uso da foto de perfil para se passar pela vítima e solicitar dinheiro a seus conhecidos, amigos e familiares. Conhecido como Golpe do WhatsApp Falso, pode causar sérios prejuízos financeiros e emocionais.
A Superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Suzana Silva Rodrigues, esclarece que “a segurança digital é responsabilidade de todos. Ao identificar e denunciar golpes como esse, o cidadão contribui diretamente para um ambiente online mais seguro”. Seguem informações sobre como se proteger e denunciar esse tipo de golpe.
A agência ressalta medidas de como se proteger, como ajustar as configurações de privacidade no WhatsApp
“Acesse Configurações > Privacidade > Foto de perfil e selecione “Meus contatos”. Faça o mesmo com “Visto por último” e “Recado”. Isso limita o acesso à sua imagem e informações pessoais.”, aponta.
Outro esclarecimento trazido pela instituição é a necessidade de trocar o chip ou número. “Não. O número usado pelos golpistas é diferente do seu e não tem vínculo com sua linha.” E para questionar sobre como o contato foi encontrado, a ANATEL explicou que provavelmente por meio de vazamentos de dados na internet ou consultas em sistemas de crédito. “Suas contas não foram necessariamente invadidas, mas é recomendável trocar as senhas por precaução.”
Além disso, reforçou que não faça interação com o número falso, evitar responder ou confrontar os golpistas. Pois isso pode aumentar o risco de novos golpes. A Anatel destacou que o WhatsApp não se caracteriza como serviço de telecomunicações e, portanto, não é regulamentado pela Agência. No entanto, as campanhas de conscientização realizadas pela Anatel, como o #ConexãoSegura e o #MovimentoFiqueEsperto, fazem parte do esforço promovido pelo órgão regulador para combater fraudes como o Golpe do WhatsApp Falso.
[ad_2]
Fonte



Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.