Carregando agora

Andamento de programas de correção de fluxo na rede municipal é avaliado

Andamento de programas de correção de fluxo na rede municipal é avaliado

[ad_1]

Gestores e coordenadores pedagógicos de escolas da rede municipal de Juazeiro (BA) participaram de um encontro, na última sexta-feira (14), para discutir o andamento dos programas de correção de fluxo ‘Se Liga’ e ‘Acelera’, adotados pelo município em parceria com o Instituto Ayrton Senna. A reunião aconteceu na Escola de Formação de Educadores Parlim (EFEP) e contou com a presença dos representantes das escolas que participam do programa.

De acordo com a coordenadora, os programas de correção de fluxo da Secretaria de Educação (Seduc) têm como objetivo avaliar os dados e fazer os ajustes necessários onde ainda há fragilidades. “Nessa formação, nós trabalhamos com a análise dos dados das escolas e também do município, para avaliar os avanços que já aconteceram até aqui e o que a gente ainda precisa melhorar até o fim do ano letivo. Até o momento, os dados informados pelas unidades escolares vêm mostrando um desenvolvimento positivo dos programas”, revelou.

Para a gestora da Escola Municipal Maria José Lima da Rocha, Wilza Miranda, os encontros formativos são extremamente importantes para a aplicação dos programas nas escolas. “Esse momento de informação é bom para analisar os dados das nossas escolas, identificar as ações positivas e também o que não está sendo positivo, para que a gente possa melhorar. Então, é um momento de aprendizagem e de análise”, pontuou a gestora.

A expectativa da Seduc é que os dados dos programas sejam apresentados, em dezembro, com o fim do ano letivo.

Se Liga e Acelera

Os dois programas são desenvolvidos no município, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, e visam a corrigir o fluxo educacional de crianças que enfrentam dificuldades no processo de alfabetização. O ‘Se Liga’ prevê a alfabetização das crianças que estão com distorção idade-ano, ou seja, aquelas que não estão cursando a série adequada à sua idade. Já o ‘Acelera’ consiste em incluir as crianças no curso escolar normal, corrigindo o fluxo de dois anos.

Em Juazeiro, esses programas estão sendo aplicados, inicialmente, com as turmas de Ensino Fundamental em quatro escolas da rede municipal: Professora Maria José Lima da Rocha, Anália Barbosa de Souza, Presidente Tancredo Neves e Professora Carmem Costa Santos.

[ad_2]

YOU MAY HAVE MISSED