Carregando agora

Falha crítica na Cloudflare paralisa acessos a domínios web globalmente

Falha crítica na Cloudflare paralisa acessos a domínios web globalmente

[ad_1]

Uma instabilidade de grande porte nos sistemas da Cloudflare levaram diversos acessos a domínios públicos na internet a serem interrompidos nesta terça-feira (18). De acordo com o site DownDetector, que monitora a disponibilidade de sites hospedados na rede mundial de computadores, reclamações dos usuários começaram ainda às 8h15, no horário de Brasília, e tiveram um pico por volta das 9h.

 

Devido a esse incidente, sites como X, ChatGPT, Canva, Letterboxd, Snapchat, Reddit, Amazon, entre vários outros ficaram impossibilitados de serem acessados. De acordo com a própria Cloudflare, a companhia responde pelo tráfego de quase 20% de todos os websites pelo mundo, e possui datacenters espalhados em 330 cidades pelo mundo – incluindo em 33 municípios do Brasil.

 

A companhia informou, por meio de atualizações feitas no espaço de status de rede no seu portal oficial, que está enfrentando uma degradação interna nos serviços de tráfego de rede, o que tem gerado instabilidades intermitentes em diversos domínios. A companhia não informou se possui alguma suspeita da causa ou natureza desse incidente, mas que, agora, está focada em restaurar a continuidade da internet global.

 

“Observamos um pico de tráfego incomum em um dos serviços da Cloudflare a partir das 11h20 UTC. Isso causou erros em parte do tráfego que passava pela rede da Cloudflare. Estamos todos empenhados em garantir que todo o tráfego seja atendido sem erros”, acrescentou a empresa, em nota enviada por e-mail à Agência Reuters.

 

A Cloudflare informou que seu provedor de suporte técnico também estava instável: “Por isso, os clientes podem encontrar erros ao visualizar ou responder a casos de suporte. As respostas às consultas dos clientes não foram afetadas, e os clientes ainda podem entrar em contato conosco por meio do chat ao vivo, pelo Painel do Cloudflare ou pela linha telefônica de emergência. Estamos trabalhando em conjunto com nosso provedor terceirizado para entender o impacto total e mitigar esse problema”.

 

Incidentes como este de hoje reforçam o tamanho do impacto gerado por eventuais paralisações em provedoras e parceiras de alta criticidade para empresas em todo o mundo. Situação similar se deu contra a Amazon Web Services (AWS), no fim de outubro, quando diversas companhias, aplicativos e plataformas digitais ficaram indisponíveis depois que a subsidiária de cloud da Amazon teve um de seus datacenters mais críticos tirado do ar.

 

Esse tipo de ocorrência também reforça que gerenciar riscos e desafios envolvendo terceiros críticos é parte importante da gestão de TI e Cibersegurança em todas as empresas atualmente. Essa discussão foi tema central em Keynotes e Painéis de Debate na agenda do Security Leaders Nacional, ocorrido nos últimos dias 22 e 23 de outubro, no WTC, em São Paulo. As apresentações podem ser acompanhadas pelo canal da TVSecurity no YouTube.

 

*Com informações do Portal G1 e da Agência Reuters

 

[ad_2]

Fonte

YOU MAY HAVE MISSED