Funase-PE avança com resultados históricos em 2025
[ad_1]
O ano de 2025 marcou um ponto de virada na gestão do sistema socioeducativo em Pernambuco. Ao longo do período, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) alcançou reduções históricas nos índices de conflitos e avançou na ampliação das políticas de educação e saúde, consolidando um ambiente mais seguro, humanizado e orientado à garantia de direitos.
Entre os destaques está a queda acentuada nos índices de crise, especialmente nos Centros de Atendimento Socioeducativo (CASEs), onde as evasões recuaram de 70 ocorrências em 2024 para 12 em 2025, o que representa uma redução de aproximadamente 82,9%. Quando a análise considera o comparativo entre o primeiro semestre de 2023 e o primeiro semestre de 2025, a redução das evasões atinge 85,45%. Esse avanço também se refletiu na diminuição dos conflitos internos: os tumultos nos CASEs também tiveram redução de 32%, enquanto os motins foram totalmente zerados ao longo de todo o ano de 2025.
Esse cenário de maior controle e segurança também se refletiu nas demais modalidades de atendimento. Nas unidades de semiliberdade (CASEMs), os motins também foram eliminados em 2025 e, em relação ao ano anterior, e o total de conflitos (tumultos e motins) teve uma redução anual de cerca de 40%. Ainda nessa modalidade, os casos de descumprimento de medida (nomenclatura que substituiu o termo evasão no regimento atualizado) apresentaram queda de 27%, caindo de 191 registros em 2024 para 139 em 2025. Já nos Centros de Internação Provisória (CENIPs), o período foi de estabilidade absoluta, com zero registro de evasões em 2025 e a eliminação total de conflitos internos.
Para a presidente da Funase, Raissa Braga, os resultados refletem um trabalho contínuo de fortalecimento da política socioeducativa no estado. “Os números mostram que é possível garantir segurança nas unidades sem abrir mão do cuidado, do diálogo e da promoção de direitos. Estamos avançando para um modelo de gestão mais humanizado, que cria condições reais para o processo de ressocialização dos adolescentes”, destacou.
Com o ambiente institucional mais seguro, a Funase intensificou os investimentos nas áreas de educação e saúde. Na educação, a média mensal de matrículas nas escolas das unidades alcançou os 272 estudantes em 2025. Já na área da saúde, os dados consolidados até novembro de 2025 apontam que, ao longo do ano, 2.901 adolescentes tiveram o cartão de vacinação registrado, com destaque para o mês de abril, que apresentou o maior volume de imunizações do primeiro semestre. A assistência odontológica realizou 2.612 atendimentos no período, contemplando tanto atendimentos internos quanto externos e, no campo da saúde mental, foram promovidas 310 atividades em grupo até novembro de 2025, garantindo acompanhamento especializado a aproximadamente 24,43% dos adolescentes.
Avanços para 2026
Para 2026, a Funase projeta a consolidação dos avanços alcançados e a ampliação das ações socioeducativas, com foco no fortalecimento das políticas de prevenção de conflitos, na ampliação do acesso à educação e à saúde integral, além da qualificação contínua das equipes. A expectativa é seguir promovendo um ambiente cada vez mais seguro, humanizado e comprometido com a garantia de direitos e a reintegração social dos adolescentes.
[ad_2]



Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.